sexta-feira, março 12, 2004

PAIXÃO fora de tempo

Eu fui. E fiquei com saudades d'«A Última Tentação de Cristo», de Scorcese, com o enorme Willem Da Foe, e a brilhante BSO de Gabriel. Fiquei com saudades de «Jesus de Montreal», um dos melhores filmes sobre religião de sempre. Acho que até passei pelas brasas...
Mas porque é que os romanos castigadores de Paixão me fizeram estar à espera que o Obélix irrompesse a todo o momento com um dos seus menires e...? E porque é que depois da melhor cena do filme, onde realmente Jim faz bem, muito bem, de um Jesus em agonia na cruz, o filme acaba com a pior cena do mundo, a da ressureição, Christ very clean indeed com um buraqunho redondinho na mão? Rídiculo. Representação? A mãe de Jesus é a melhor actriz. O filme afinal não tem nada a ver com Braveheart. É, de longe, muito, muuiito pior. Vale por uma cena à la Kill Bill: quando o romano espeta a lança no corpo mutilado de Jesus na Cruz (Foi na Cruz...), deste jorra tal repuxo de sangue que «rega» todo o planeta, à semelhança do melhor dos filmes gore.
Porventura Paixão terá outras cenas dignas de referência. Infelizmente sobre essas não me posso pronunciar, nem consta que tenha sonhado com elas...