quinta-feira, janeiro 22, 2004

RESPECT#2

Não, não é um caso de «Where are they now?», porque, ao que parece, eles sabem muito bem onde estão, e pelo que passaram. Eles, os Dexys Midnight Runners. Ou ele, Kevin Rowland. Dava tudo para ter estado na tour inglesa que no final de 2003 reuniu os mesmos comparsas que há muitos, muitos anos, visitaram o pavilhão Dramático de Cascais*... Claro que foi um best of que os reuniu, mas a verdade é que os dois originais, nomeadamente o single de apresentação, «Manhood», são os Dexys no seu melhor, numa espécie de morfing de todos os seus álbuns, discos de Rowland a solo incluídos: está lá a alma de «...Young Rebels», os violinos de «Too-Rye-Ay», os diálogos de «Don't Stand Me Down», e até aquele lado mais crooner que Kevin adquiriu com a idade (menos os vestidos de «My Beauty», e ainda bem!).
Pena que estejamos numa época que brindes pop destes passem ao lado dos média, e que a letra de Kevin, declaradamente autobiográfica de todos nós, dê que pensar a tão poucos por não ser ouvida.

*com algumas excepções: Mick Talbot (iniciado pelo combo mod, The Merton Parkas, e conhecido mais tarde pela cumplicidade com Paul Weller, nos The Style Council) que integra agora a re-banda, não chegou a visitar Cascais, por já ter debandado para os dissidentes The Bureau).