domingo, março 21, 2004

TEATRO realmente ABERTO



Estreou dia 19 no Teatro Aberto esta peça de 3 peças, «Paisagens Americanas», de Neil LaBute. Razões para ir já: LaBute é o melhor argumentista dos nossos dias, ponto. Quer no palco - onde ensaia as suas longas metragens cinematográficas - quer depois no silver screen, os seus filmes são os melhores filmes de texto aos quais podemos assistir. Esqueçam o cinema europeu de autor. Neil é um argumentista perigoso, certo?
Outra das razões para esta peça de aquecimento de «A Forma das Coisas» - também de LaBute, a subir ao palco aberto em ínicios de Abril, encenado por João Lourenço - tem a ver com os seus 2 encenadores: Rui Pedro Tendinha e João Lopes. O primeiro é quem sabe mais de cinema em Portugal, ainda por cima com bom gosto, e o segundo é quem escreve melhor sobre cinema em Portugal, e da sua estética de análise é melhor nem falar, porque a sensibilidade não se explica assim numa linha.
João Lourenço foi o primeiro encenador nacional a arriscar a obra de LaBute, com «Socos» («Bash - Latterday Plays»), em 2001, ainda no «edifício» antigo - e com um excelente resultado. Mal posso esperar pela estreia de «A Forma das Coisas», já há algum tempo disponível em DVD no nosso país, numa mui interessante e imperdível longa metragem.