terça-feira, março 23, 2004

GERAÇÕES EM TRÂNSITO

The Gift, Blind Zero, David Fonseca, Clã, Blasted Mechanism e Da Weasel hoje no aniversário da Ant3na, no Coliseu de Lisboa.
Sem dúvida um belo rol de participantes, embora alguns nomes realmente novos da geração seguinte pudessem apimentar a noite, por exemplo aquela que esteve em evidência ontem no Fórum Lisboa.
Não deixa de ser sintomático do estado do mercado nacional que as bandas supracitadas nunca tenham saído de uma mediania de sucesso e de uma mediania de vendas, mesmo com uma excelente qualidade artística e e um óptimo resultado mediático - que no entanto nunca chegou a dar-lhes o empurrão necessário. O David Fonseca ainda viveu outros tempos, na fase final da época de ouro, com os Silence 4, mas a solo já se estreou nos novos tempos, limitados pelo advento do mp3 e dos CD-R.
Preocupa-me um país que não dá o devido valor aos seus melhores músicos de cada geração, que é o caso, e uma comunicação que não chega à maior parte da população e se fica pelas elites. E nem estou a falar de ser música cantada em português ou inglês. Há na realidade dois percursos: o dos Festivais, Queimas das Fitas e Festas de Juventude das Câmaras Municipais, e depois o território nacional global. Só «cruzando» os dois é que se consegue o pleno, e para que isso não tenha acontecido as rádios de maior audiência e os canais televisivos principais têm contribuido bastante...
Ontem, no Fórum Lisboa, voltei a acreditar que a nova geração em trânsito fará outro percurso, com outro(s) apoios(s) e um grande prazer popular. Cantar da plateia como eu ouvi ontem, braços no ar estendidos aos temas de álbum e regozijos pela versão dos Ornatos que os Toranja brilhantemente apresentaram, momentos destes, digo eu, só podem augurar coisas boas. E com um público que ia de betos da Av. de Roma até pessoal do Bloco de Esquerda, também só se podem adivinhar grandes dias, onde a música por si será realmente o mais importante. Aquilo que canta e aquilo que conta. Vá, agora batam ou calem-se para sempre.