segunda-feira, dezembro 22, 2003

OUTRA ESPÉCIE DE ELITE...



Eu sei que os sonhos da época nos adoçam os sentidos psico-palatativos, mas há que deixar a guarda a meia haste. Bernard Goldberg acabou de lançar nos EUA este «Arrogance:Rescuing America from the Media Elite», e eu compro o título para Portugal.
Ao contrário do que muitos querem fazer passar, Goldberg não é de todo o perfeito reaças. É demasiado liberal para isso.
Sociedades àparte, os jornalistas americanos não devem andar muito longe dos portugueses, ao acharem que a sua actividade já entrou no domínio dos deuses arrogantes. É «engraçado» ler como muitos dos jornalistas em exercício de estilo respondem aos seus leitores, como abordam os entrevistados, como desinformam o próximo através de ficções cublo-partidaristas, ou simplesmente, como curtem a sua cena.
Sem ser leitura da época, substitui com vantagem o manual do novo telélé que 75% dos portugueses encomendou nos clubes especiais dos diversos operadores, a folhear entre papel de embrulho amarrotado atrás do sofá e visões dantescas de slow food. E também é bom acabar o ano com algum mau feitio, para acabar de vez com ele...