segunda-feira, maio 31, 2004

IN_CERRADO

Por dentro. Ausências são outras aproximações. O blog retomará a sua actividade em meados de Junho. Obrigado.

segunda-feira, maio 24, 2004

meta-paradoxo


Seixal, 5/04.

sábado, maio 22, 2004

HUMANA COMÉDIA?

Xed again?!

sexta-feira, maio 21, 2004

Andy did you hear about this one?...

Estou banzado. Será? Testes de DNA já o comprovaram, a sua morte nem sequer consta do arquivo da Social Sercurity... Há 20 anos Andy Kaufman encenava a sua própria morte. E morria. Morreu? Acredito/não acredito. Nos próximos dias, pelo sim pelo não, vou ser visitante assíduo do seu sudário blog...

sábado, maio 15, 2004

MUSICAL UMA COMÉDIA PORTUGAL

Eu Fui. E acho que também devem ir, nem que seja para reflectirmos de um modo light sobre o estado da nação. Não que acrescente alguma coisa ao que diariamente vemos nas TVs e revistas cá do burgo - e esse será porventura o maior «pecadilho» da peça musical - mas porque apresenta uma construção de espectáculo bem conseguida e muito acima da média em relação ao que se faz por cá, no mesmo campo - e faz-se tão pouco! Resulta. É bom, as letras e as piadas são inteligentes, os actores e cantores são bons (sim, sim, Nicole Eitner é mesmo uma revelação nesta arte plástica da comédia!), os músicos são bons. A encenação é ao mesmo tempo cuidada e informal e o ambiente entre a equipa é de saudável diversão. Claro que musicalmente não se espere nada de renovador, mesmo dentro da própria escala de evolução da música de Sérgio Godinho. Há momentos em que somos até remetidos para décadas passadas, quer em termos melódicos quer harmónicos, o que, por seu lado, retira alguma contemporaneidade ao próprio assunto e espectáculo. Mas vejo muito mais a tão desejada «renovação da revista à portuguesa» se operar por estes lados do que doutra forma qualquer...

2 para 2ª

sexta-feira, maio 14, 2004

espetada, anyone?

Cada vez mais acho que o hino dos Garotos Podres(br), «Quero ser um Ditador», começa a ajustar-se a um maior número de dirigentes worldwide. Senão vejamos: primeiro foi a retaliação aos turistas americanos em resposta ao controle apertado de emigração de brasileiros para os EUA, agora o cancelamento de um visto ao jornalista americano que insinuou que Lula da Silva tinha problemas com a bebida... «Ai essa terra ainda vai cumprir seu ideal/ainda se vai tornar...».

quinta-feira, maio 13, 2004

Oh my my...

Paperwork. Amanhã é dia de ajustar referências com o Estado. Nunca acreditei que essas referências fossem determinantes - como se nos pudessem defenir a cada instante do mesmo modo! - nem que fossem imutáveis. Tal contratos com expiração, tudo o que nos une à maquina Estatal de referências não passa de um instante em que assumimos um determinado acordo escrito. Os papéis não nos definem, nem ao menor actor que os tenha de incorporar. Mas há memórias que ficam, tatuadas no passaporte físico que exibe orgulhoso os seus carimbos longínquos. Vou tentar guardá-los longe da vista dos observadores do sigilo e pressioná-los aqui bem perto no meu bolso das recordações. Será possível escrever sobre isto? É. Não Só mas também. Paperwork.

E Ainda...

Dia 22 de Maio é o Dia do Autor Português. A S.P.A. promove o evento com a entrega do Prémio de Consagração de Carreira a Matilde Rosa Araújo, do prémio do Teatro, a leitura da mensagem do PR e uma «surpresa» musical. Mas devido à existência de ... as comemorações passarão para dia 24, a partir das 18.30h! :)

CASCAIS 22

Cascais Moda 04, este ano na Cidadela de Cascais, espaço recuperado aos militares para o Concelho e seus eventos. A festa segue com «5 minutos de marcha até ao Coconuts», estando «o render da guarda marcado para as tantas da madrugada». O convite diz ainda que «Quem não for é desertor!». Desertores não sei, mas bem perto dali, nesse fatídico dia 22 de Maio, cheira-me que a marcha será outra!

quarta-feira, maio 12, 2004

Ó dIABO!



Estreia a 22 de Maio (!!!) a adaptação teatral do livro «Venha o dIABO e Escolha...», por Paulo Dias da Animateia - Teatro Experimental da Amadora. Pela amostra no Lótus bar aqui há uns tempos, é mesmo imperdível! Começa é a existir uma aglomeração de datas encavalitadas que nos dão a volta à cabeça! Eu Vou! Eu Vou! Mais info aqui. Marquem lá no vosso calendário, vá!

terça-feira, maio 11, 2004

EU VOU

Ao Cabaret. Solicitado como júri de concursos. Da Coxa. Entre BLISTER, FUNKOFFANDFLY, ORGASMO, WEGO, CIVIC, VANESSA, THE STARVAN, MY TIE, THE FINGERTRIPS e DOINK, hoje à noite há que escolher em directo a banda contemplada com a actuação no palco do RIR. Não falarei com o papagaio. Sei qual deveria ir mas não posso dizer. Merecer mereciam várias, mas só há lugar para uma, devido a todos aqueles artistas estrangeiros...

terça-feira, maio 04, 2004

DND yes TNT!

Estou a ouvir as primeiras masterizações de DND (para quem não saiba ainda, «Delfins' Not Dead!», futuro próximo cd onde bandas do novo panorama punk - hardcore - rock nacional atacam repertório dos Delfins). E pelo que estou ouvir, se estivesse no br diria detonador...
Os Zorg fazem uma versão irrepreensível de «A Nossa Vez», eu diria até que... Bolan eléctrico fuzz 30 anos d.c. «enfusiasmante»! Mas que grande cantor! Que grande versão! E não pára de bombar com a gravação dos Anti-Clockwise, com o super «Monstro», don't stop till you get enough. Mas que boa volta! Isto começa a... E que «interessante» ouvir todas estas bandas, às quais muitas já assisti ao vivo, a cantarem - algumas pela 1ª vez - em pt! Não, não é fundamentalismo... apenas curioso, muito surpreendentemente curioso! Melo hardcore para «O Teu Nome», pelos Whoz Next! Nada atrás de muitas bandas internacionais que pululam por aí nos principais canais de cabo, pelo contrário! E que grande final!... Como é bom ouvir estas outras canções, roubadas e violentadas no melhor sentido. Acho que estes miúdos tocam muito melhor que os grupos da minha geração tocavam no início, há 20 anos atrás... Afinal... é evolução!
Como comprovam os Civic, que aceleram «Não Vou Ficar». Intelligent aproach, forte e subtil. Uma canção é uma canção, mas que pode ter muitas peles que enformem a carne de modos diferentes. Boas vocalizações, contidas e sensíveis. Do melhor que tenho ouvido. Simples, forte e eficaz. E volta o trovão, o grande trovão Outstanding, com um daqueles momentos que fazem a diferença, só para não iniciados, «Ao Passar Um Navio», gritado ao céu, bradado ao mar de distorção que rasga o nosso destino, a nossa vida. Brilhante, para um clássico. Grande performance, vocal e instrumental. Coeso, despertador. Muito pro com muita energia verdadeira, o que por vezes - muitas! - é difícil conciliar. Grande empenho, grande resultado!
E fico por aqui... Já?! Já sei quem vem depois, ainda não ouvi mas pelo que ouvi dizer... Vai ser um dos discos do ano, sem dúvida! A versão da «Sharon 7tone(R)» promete, rock do deserto pelos Caveira , assim como «A Queda de um Anjo», pelos death metalish Sick Souls, assim como «A Voz do Crime» a cargo de uns novíssimos Morte Forte, assim como muitas outras - ao todo 16? 17? - que (ou)virão. Como diria o produtor deste disco, o ZP, Brutal!

segunda-feira, maio 03, 2004

dupla piada interna bruta

where do you stand?
at the royal albert, 'course.