terça-feira, maio 04, 2004

DND yes TNT!

Estou a ouvir as primeiras masterizações de DND (para quem não saiba ainda, «Delfins' Not Dead!», futuro próximo cd onde bandas do novo panorama punk - hardcore - rock nacional atacam repertório dos Delfins). E pelo que estou ouvir, se estivesse no br diria detonador...
Os Zorg fazem uma versão irrepreensível de «A Nossa Vez», eu diria até que... Bolan eléctrico fuzz 30 anos d.c. «enfusiasmante»! Mas que grande cantor! Que grande versão! E não pára de bombar com a gravação dos Anti-Clockwise, com o super «Monstro», don't stop till you get enough. Mas que boa volta! Isto começa a... E que «interessante» ouvir todas estas bandas, às quais muitas já assisti ao vivo, a cantarem - algumas pela 1ª vez - em pt! Não, não é fundamentalismo... apenas curioso, muito surpreendentemente curioso! Melo hardcore para «O Teu Nome», pelos Whoz Next! Nada atrás de muitas bandas internacionais que pululam por aí nos principais canais de cabo, pelo contrário! E que grande final!... Como é bom ouvir estas outras canções, roubadas e violentadas no melhor sentido. Acho que estes miúdos tocam muito melhor que os grupos da minha geração tocavam no início, há 20 anos atrás... Afinal... é evolução!
Como comprovam os Civic, que aceleram «Não Vou Ficar». Intelligent aproach, forte e subtil. Uma canção é uma canção, mas que pode ter muitas peles que enformem a carne de modos diferentes. Boas vocalizações, contidas e sensíveis. Do melhor que tenho ouvido. Simples, forte e eficaz. E volta o trovão, o grande trovão Outstanding, com um daqueles momentos que fazem a diferença, só para não iniciados, «Ao Passar Um Navio», gritado ao céu, bradado ao mar de distorção que rasga o nosso destino, a nossa vida. Brilhante, para um clássico. Grande performance, vocal e instrumental. Coeso, despertador. Muito pro com muita energia verdadeira, o que por vezes - muitas! - é difícil conciliar. Grande empenho, grande resultado!
E fico por aqui... Já?! Já sei quem vem depois, ainda não ouvi mas pelo que ouvi dizer... Vai ser um dos discos do ano, sem dúvida! A versão da «Sharon 7tone(R)» promete, rock do deserto pelos Caveira , assim como «A Queda de um Anjo», pelos death metalish Sick Souls, assim como «A Voz do Crime» a cargo de uns novíssimos Morte Forte, assim como muitas outras - ao todo 16? 17? - que (ou)virão. Como diria o produtor deste disco, o ZP, Brutal!